Connect with us

ECONOMIA

Prefeito Salomão Gomes lidera revolução financeira em Felipe Guerra, equilibrando contas e superando dívidas históricas

Após uma longa força-tarefa diante de grandes desafios financeiros, a gestão Salomão Gomes colocou Felipe Guerra-RN nos trilhos da prosperidade e eficiência administrativa

Publicado

em

Foto: Assecom/Reprodução

Por Gilberto de Sousa

O município de Felipe Guerra/RN está vivenciando uma verdadeira revolução financeira desde que o prefeito Salomão Gomes de Oliveira assumiu o cargo em janeiro de 2021. A gestão enfrentou desafios monumentais decorrentes de décadas de acúmulo de dívidas que totalizavam quase R$ 10 milhões de reais logo no primeiro dia de governo. Débitos com servidores, fornecedores, previdência e precatórios se acumulavam, deixando a situação do município à beira da ingovernabilidade.

Para enfrentar essa grave crise financeira, o prefeito Salomão Gomes liderou uma força-tarefa com sua equipe financeira, focando em cortar despesas ao máximo, ampliar a arrecadação, negociar e quitar as dívidas. O bom funcionamento dos serviços essenciais à população e o pagamento em dia aos servidores e credores também foram fixados como prioridades absolutas da gestão. Iniciava-se então a maior revolução financeira da história do município desde sua emancipação política.

Naquele momento, o alto endividamento do município comprometia seriamente a capacidade de investimento em infraestrutura, frustrando as expectativas iniciais do prefeito Salomão. Entretanto, passados pouco mais de dois anos e seis meses, a realidade das finanças públicas em Felipe Guerra hoje é completamente diferente. O município está livre da inadimplência junto à União, com suas contas no azul e, apesar da limitação na capacidade de investimento do município, assim como nas demais áreas da administração pública municipal, a gestão do prefeito Salomão não tem deixado a desejar no quesito infraestrutura, pois obras importantes foram realizadas e entregues à população tanto na zona urbana quanto na zona rural ao longo dos últimos dois anos. Além disso, atualmente, obras ainda mais relevantes estão em pleno andamento.

No tocante às finanças de Felipe Guerra, hoje equilibradas, cabe ressaltar que os precatórios a serem executados, negociados e pagos ainda representam um grave problema financeiro – o maior problema do município na atual gestão, sobretudo porque, mesmo com as contas no azul, Felipe Guerra vem registrando significativa frustração de receitas em sua arrecadação.

Nesta quinta-feira, 20, o secretário municipal de Finanças de Felipe Guerra, Prof. Diniz Carneiro, lembrou os desafios enfrentados e superados pelo prefeito Salomão Gomes, especialmente a regularização das finanças do município. À imprensa local, o secretário enfatizou que “o prefeito Salomão Gomes vem pagando, de forma gradativa, todos os funcionários efetivos, comissionados e contratados, rigorosamente em dia. A prática de pagamento pontual também se estende aos fornecedores. Além disso, o prefeito abriu negociações com precatórios e RPVs”.

Assim, com habilidade e muita responsabilidade, a gestão Salomão Gomes praticamente já reverteu a situação financeira herdada em janeiro de 2021, fazendo do município de Felipe Guerra uma referência em eficiência para o equilíbrio das contas públicas na região. Mas, para isso, conforme também enfatizou na tarde de hoje o Prof. Diniz Carneiro, “o prefeito Salomão vem pagando todas as pendências do passado dos últimos 60 anos deste município, uma prática de bom pagador para poucos!”.

Publicidade