Connect with us

EVENTOS

Gastronomia, música e feira de negócios vão marcar o XVI Festival da Lagosta em Icapuí (CE)

Com entrada gratuita, o evento acontece de 20 a 22 de outubro e conta com Arena Gastronômica, cozinha show, eventos esportivos e apresentações musicais de Marcos Lessa, Donaleda, Adelson Viana, Chambinho do Acordeon, dentre outros

Publicado

em

Uma das festas gastronômicas mais esperadas do Litoral Leste do Ceará está chegando! O XVI Festival da Lagosta vai acontecer de 20 a 22 de outubro, em Icapuí, com comidas saborosas feitas à base de lagosta. Participam desta edição, por exemplo, 16 restaurantes associados ao Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur. Cada estabelecimento vai oferecer em seu cardápio pelo menos um prato à base de lagosta, proporcionando aos visitantes a possibilidade de apreciar as mais diferentes receitas com a iguaria.

O evento traz uma série de novidades para este ano, com destaque para o Torneio de Beach Tennis, com partidas realizadas no sábado e no domingo, na Praia de Barreiras. O Festival também vai receber, pela primeira vez, a Feira de Negócios Criativos de Icapuí, com exposição e comercialização de pequenos empreendedores do setor de artesanato e moda praia. E outra novidade desta edição é a “Cozinha Show”, que acontece na Arena Gastronômica, nos dois primeiros dias de Festival. Na ocasião, a chef Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, fará demonstrações ao vivo da preparação de pratos à base de lagosta.

Neste ano, o Festival da Lagosta também terá caráter social. Nos dois primeiros dias, 20 e 21 de outubro, o visitante deverá apresentar 1kg de alimento na entrada do evento na Praia de Barreiras. Tudo que for arrecadado será destinado para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Delícias do mar
Nos dias 20 e 21 de outubro (sexta-feira e sábado), a Arena Gastronômica funcionará das 19h às 22h, com 16 expositores de restaurantes associados ao GDTur. Para proporcionar ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a lagosta, cada estabelecimento disponibilizará em seu cardápio um prato degustação da iguaria. No local, quem comprar três Coca-Colas sem açúcar (lata 350ml), ganha de presente um copo exclusivo (promoção válida mediante a disponibilidade de 1.000 unidades).

O GDTur apoia a pesca legal da lagosta. Para esta edição, os realizadores estimam que sejam consumidos no evento cerca de 700 kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.

Gastronomia, tradição e cultura

E assim como nas edições anteriores, o Festival da Lagosta vai realizar apresentações artísticas e culturais, com destaque para Marcos Lessa, Donaleda, Renata Falcão, Adelson Viana, Chambinho do Acordeon, Aldynha Vox, Koka Mil e o Grupo Arte Brasil, Saulo Rebouças, DJ Nielen Costa, Movimento do Reggae da Redonda, Erick Farra, Forró a Fole, Serfano Giló e Forró dos 3. O público também vai ter a chance de conferir a tradicional Regata de Jangadas, que acontece no último dia do Festival, com apresentações de música ao vivo.

Além disso, dois dias antes do festival, 18 de outubro, os associados do GDTuR vão participar de duas Oficinas de Gastronomia, com foco na preparação de pratos à base de lagosta. Na Pousada Amor a Mar, às 10h, a chef Van Régia será a facilitadora da atividade. Já às 14h30, os participantes terão a oportunidade de aprender receitas com a chef Zenaide Santos, da Barraca do João Velho, de Icapuí, e dona das receitas de moquecas mais famosas da praia de Requenguela, também no município.

Economia e turismo

De acordo com Eliabe Crispim, produtor cultural do GDTur, associação realizadora do evento, o Festival da Lagosta é o principal evento gastronômico e turístico de Icapuí. “Atualmente, o turismo representa aproximadamente 50% da economia do município. E a cada nova edição, percebemos um aumento significativo de ocupação de hospedagens, o que também impacta em setores como comércio, restaurantes e artesanatos, por exemplo”, pontua.

Crispim também faz questão de ressaltar o aspecto cultural do Festival da Lagosta, uma vez que é uma forma de apresentar para um público ainda maior o que a região tem a oferecer. “Trata-se de um momento de manifestação da comunidade, de fortalecer a cultura do pescador com a realização da Regata de Jangadas e mostrar os saberes e fazeres da gastronomia da região, que é um patrimônio cultural imaterial de Icapuí”, conclui.

O XVI Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Icapuí, Instituto Agropolos do Ceará, Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Bando do Nordeste (BNB), Governo Federal, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-Ceará), por meio da Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Parceiro: Sebrae. Apoio: Sesc Ceará. Agradecimentos: Solar-Coca Cola, por meio das marcas Coca-Coca + Eisenbahn.

Publicidade
Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade