Connect with us

TURISMO

Felipe Guerra é destino ideal para aventureiros

O roteiro do visitante tem as belezas naturais das cavernas e o deslumbre das cachoeiras. Tudo ainda pouco conhecido.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Autoria não identificada

Felipe Guerra tem população estimada em pouco mais de 6 mil habitantes. Uma cidade pequena com potencial turístico de dar inveja. Para os aventureiros que gostam de trilhas, natureza e história, o município oferece um prato cheio: são 356 cavernas cadastradas, três com possibilidade de visitação, e duas cachoeiras, que em períodos de chuvas enchem a paisagem de beleza. 

As cavernas do Crote, Catedral e Carrapateira são as mais visitadas. A visita é cheia de curiosidades e de informações sobre a história do município. A caverna da Carrapateira, por exemplo, serviu de esconderijo para pessoas da região quando da passagem do bando de Lampião em direção a Mossoró. Por enquanto, a visitação só é possível para fins pedagógicos, mas a cidade já trabalha em um projeto que permitirá a entrada do público em geral. O acesso não é dos mais fáceis e exige do visitante fôlego e disposição para andar sobre o lajedo e entrar e sair nas passagens.

A Caverna da Catedral tem 216 metros de extensão e leva esse nome por sua aparência lembrar o salão de uma Catedral. Autor: Desconhecido/arquivo da prefeitura.
Entrada da Caverna da Carrapateira. A caverna tem 252 metros de extensão e recebeu esse nome pela vegetação em seu entorno. Autor: Edivaldo Barbosa.

Além das cavernas, quem visita Felipe Guerra em época de chuvas pode se deparar com uma das mais belas paisagens da região, a queda das águas nas cachoeiras do Roncador e do Caripina. O espetáculo natural só pode ser visto em um curto período do ano e apenas quando há bom volume de chuvas.

Felipe Guerra fica a 72 quilômetros de Mossoró. A agricultura ainda é a principal fonte econômica do município, mas o potencial turístico tem ganhado destaque. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, a cidade recebe cerca de 700 visitantes por semana. Chácaras, clubes e pequenos shows contribuem para geração de renda da população.

TCM Notícia

Publicidade