Connect with us

ECONOMIA

Acevale intensifica luta por usina de reciclagem de madeira para atender cerâmicas e reduzir uso de lenha nativa

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A Associação dos Ceramistas do Vale do Açu e Apodi(Acevale) encampa luta pela instalação de uma usina de reciclagem de madeira para atender a demanda de combustível de queima para abastecer as indústrias cerâmicas do Vale.

O presidente da Acevale, Vinícius Costa Lima, que vem conduzindo a proposta com entusiasmo explicou que a instalação da usina se faz necessária diante da preocupação com a escassez da lenha provocada pelo abandono do uso do gás natural, e consequentemente devido o uso de lenha por grandes indústrias de tecelagem, cerâmica branca e cimenteiras, além de ser um projeto que contribui com a redução dos Resíduos da Construção Civil – RCC e diminui o uso de lenha nativa.

“É uma proposta ousada, com investimento alto, mas é um caminho a seguir, rumo a Sustentabilidade energética e ambiental” ressaltou Vinícius.

Na semana passada, o presidente da Acevale recebeu o deputado federal General Girão(PL), na sede da entidade, quando detalhou o projeto e solicitou apoio do poder público. Durante a reunião Vinicius Costa Lima fez a apresentação da proposta e expôs as instalações do laboratório para ensaios técnicos dos produtos cerâmicos e a sala de trabalho dos consultores ambientais, instalados em parceria com a Consultoria Canaã@nobregajunior_oficial .

Em seguida, o deputado General Girão, fez explanação de sua trajetória parlamentar, relatando de inúmeras emendas viabilizadas a inúmeros municípios do RN e por fim, se comprometeu com o pleito da Acevale e garantiu a emenda para a execução do projeto, no valor de pouco mais de um milhão de reais.

Em seguida, todos os presentes, foram para a tradicional Peixada do Chico Félix, as margens da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para o almoço.

Publicidade