Connect with us

RN

Mais de 10 toneladas de equipamentos irregulares são retirados da rede Neoenergia Cosern

Publicado

em

Fotos: Neoenergia Cosern/Divulgação

O volume de equipamentos irregulares extraídos da rede de posteação da Neoenergia Cosern nos municípios potiguares de janeiro a setembro de 2022 bateu recorde: 10,6 toneladas. Esse quantitativo, resultado de mais uma etapa da Operação Ordenamento, corresponde a mais que o dobro do total retirado ao longo de todo o ano de 2021 e dizem respeito a condutores (fios e cabos) e caixas de instalação de telecomunicações instaladas sem autorização na rede da distribuidora de energia.

O objetivo da Operação Ordenamento, desenvolvida por técnicos, engenheiros e analistas da Neoenergia Cosern em todos os 167 municípios, é reforçar a segurança da população. Além de prevenir acidentes e garantir o fornecimento de energia sem interrupções às residências, hospitais e empreendimentos comerciais e de lazer.

As cidades com maior volume de equipamentos irregulares identificados na rede elétrica ao longo de 2022 são: Ceará-Mirim, Arês, São José de Mipibu, São Tomé, São Vicente, Assu, Doutor Severiano, Senador Elói de Souza, Portalegre, Macau, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Barcelona, São Miguel, João Câmara, Florânia, Carnaubais, Nísia Floresta, Guamaré, José da Penha, Vila Flor, Lagoa de Velhos, Currais Novos, Jucurutu, Lajes, Grossos, Alto do Rodrigues, Venha-Ver, Rio do Fogo e Touros.

Conforme levantamento da Superintendência de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern, ao longo de todo o ano de 2021 foram retiradas 5,28 toneladas desses equipamentos. O Rio Grande do Norte tem aproximadamente 840 mil postes de baixa e média tensão, que podem servir de base para a instalação de equipamentos de telecomunicações. Para mitigar os riscos de acidentes nessa ampla rede, a Operação Ordenamento é realizada ao longo de todo o ano. Ela visa, também, reduzir a poluição visual, evitar o desgaste das estruturas da concessionária e identificar ligações à revelia de cabos de telecomunicação na rede de energia elétrica.

“Ao longo deste ano potencializamos as ações de ordenamento após identificarmos, em nossas inspeções, muitas irregularidades do ponto de vista técnico e de segurança. Segurança é o principal valor do Grupo Neoenergia. Diante disto, adotamos ações que propiciam um ambiente seguro para nossos colaboradores bem como para a sociedade. Ordenar a rede é ser proativo, é atuar antes que algum acidente ou incidente possa acontecer”, ressalta o superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern, Júlio Giraldi.

Os itens extraídos, em sua totalidade, pertencem às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Essas empresas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Anterior à instalação dos equipamentos nos postes, seguindo a legislação em vigor para o setor, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da execução da instalação.

As empresas podem acessar a Resolução Normativa Nº 797/2017: https://bit.ly/3CBJCze

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

“Sempre que ordenamos, retiramos o que põe em risco a população e o que impacta a nossa rede como fios partidos e redes de telecomunicações fora da norma de altura, por exemplo. Elas podem causar acidentes no trânsito, defeitos na rede de energia elétrica e, ainda, causar situações periculosas para quem a opera. Além disso, retiramos os cabos que não tem permissão da concessionária, dada a situação de clandestinidade. Com tais ações, ratificamos nosso compromisso com a sociedade em manter um ambiente seguro, ordenado e com menos poluição visual”, frisa Júlio Giraldi.

Publicidade
Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade