Connect with us

EDUCAÇÃO

Núcleo “Soluções Pedagógicas” proporciona capacitação aos cooperados da educação no RN

Publicado

em

Para atingir um objetivo comum é preciso união e capacitação. Pensando nisso, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte – Coopedu vem desenvolvendo trabalhos de formação junto aos cooperados, dentre eles, o Núcleo “Soluções Pedagógicas”. Os profissionais de Senador Georgino Avelino, Ipanguaçu, Monte Alegre, Japi, Bodó e Jandaíra já receberam treinamento de capacitação.

O intuito é fornecer orientações técnicas, pedagógicas e administrativas às Unidades Escolares, além de assessorar Secretarias de Educação na elaboração e aplicação de convênios, aplicabilidade da legislação educacional administrativa, advindas do Conselho Nacional de Educação e outros órgãos ligados a educação na esfera municipal, estadual, federal ou privada.

As palestras propostas são: “O papel do cooperado e os princípios do cooperativismo” e “Boas práticas para melhorar a qualidade no ambiente de trabalho”, ministradas por Jaíza Lopes, diretora de logística e coordenadora do Núcleo de Formação da Coopedu, e Letícia Andrade, diretora administrativa e responsável pelo gerenciamento do Setor de Recursos Humanos da Cooperativa.

“Levar educação de excelência a todos os lugares está em nosso DNA. E essa tarefa não é nada fácil, ainda mais quando se atende 25 municípios de diferentes regiões do estado. Sem o compromisso dos cooperados, não haveria a possibilidade de realizar a prestação dos nossos serviços, tão pouco a garantia de oferta da educação de qualidade a baixo custo nas cidades”, afirma Jaiza Lopes, e acrescenta que o retorno tem sido muito positivo. “Conseguimos tirar dúvidas, levamos solicitações de pedidos ao Conselho de Administração, além de compartilharmos informações e aprendermos também. O conhecimento é transformador”.

Estão agendadas até 2023 mais de 20 cidades para receber a qualificação: Acari, Afonso Bezerra, Cerro Corá, Encanto, Florânia, Jardim de Piranhas, José da Penha, Jucurutu, Lagoa D’Anta, Luís Gomes Major Sales, Monte Alegre, Pedro Avelino, Pendências, Serra do Mel, Serrinha, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Miguel, Tenente e Laurentino Cruz. “A previsão é que o ciclo de formação chegue a todos os municípios até abril do próximo ano, e continue realizando as formações com foco nas necessidades levantadas durante os encontros”, explica Jaiza.

Professores, coordenador pedagógico, diretor escolar, setor administrativo, auxiliar de sala e equipe de apoio (ASG, ASD, motorista, porteiro, digitador, vigia, merendeira) são o público-alvo do projeto.

Publicidade