Connect with us

CIDADES

Defesa Civil reconhece situação de emergência em Francisco Dantas e Currais Novos

Publicado

em

Vista aérea do munícipio de Francisco Dantas no Alto Oeste Foto: Reprodução

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26). Confira neste link.

Três delas foram afetadas por chuvas intensas: Rio Formoso, em Pernambuco, Boa Saúde, no Rio Grande do Norte, e Otacílio Costa, em Santa Catarina. Já Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul, teve episódios de enxurradas.

Por fim, Currais Novos e Francisco Dantas, no Rio Grande do Norte, passam por um período de estiagem.

Como solicitar recursos federais
Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais de proteção e defesa civil para o uso do S2iD. Confira neste link a lista completa dos cursos.


Fonte: Brasil 61 – https://brasil61.com/n/mais-seis-cidades-brasileiras-entram-em-situacao-de-emergencia-por-conta-de-desastres-pmdr221318?email=gilberto-de-sousa@hotmail.com&utm_source=email_individual&utm_medium=email_individual&utm_campaign=email_individual

Publicidade
Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade