Connect with us

POLÍTICA

Pré-candidato recém-lançado pelo prefeito Alan em Apodi já lidera pesquisa

Publicado

em

O secretário municipal de saúde de Apodi, Sabino Neto(MDB), lançado há duas semanas como pré-candidato a prefeito de Apodi pelo atual gestor Alan Silveira, já é líder de pesquisa de intenção de votos. Se as eleições fossem hoje, Sabino venceria o pleito com margem considerável diante dos prováveis nomes que se apresentam no confronto municipal para as próximas eleições em 2024.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Sensatos em parceria com o portal GAZETA DO OESTE, na pergunta estimulada, quando são apresentados os nomes dos concorrentes, Sabino aparece com 35,89 pontos percentuais, seguido do empresário Giliard que surge com 22,70%, e em terceiro lugar o sindicalista Agnaldo Fernandes, com 17,02%. Nesse quadro, 12,42 por cento dos eleitores entrevistados se apresentam indecisos sem declinar em quem podem votar e 11,96% disseram não votar em nenhum deles.

O pré-candidato de Alan Silveira também lidera na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos prováveis candidatos. Nesse caso, 38,96% dos eleitores não souberam responder. Mesmo assim, Sabino aparece com 18,40%, contra 14,57% de Giliard. Já 11,81% disseram não votar em ninguém. O pré-candidato Agnaldo aparece com 8,74%. Mesmo sem ser candidato o prefeito Alan ainda foi lembrado por 5,21% dos eleitores e 2,15 disseram votar em qualquer candidato apresentado pelo prefeito. Luciano foi citado por 0,15% do eleitorado.

A pesquisa do Instituto Sensatos foi realizada nos dias 26 e 27 de dezembro e ouviu 652 eleitores nas áreas urbana e rural do município. A margem de erro é de 3,9% e intervalo de confiança de 95%.

Rejeição
Entre os nomes que devem estar no tabuleiro sucessório de Apodi, Agnaldo Fernandes seria o mais rejeitado pela população. De acordo com a sondagem, 25,15% dos entrevistados disseram não votar nele em nenhuma hipótese. Em seguida vem Giliard com 19,33% de rejeição e Sabino com 15,80%. Não souberam responder 15,64, 11,20 disseram votar em qualquer um deles , 7,82% em nenhum e 5,06 anularam o voto ou votariam em branco.

Agnaldo Fernandes éo nome do PT enquanto Giliard deve disutar pelo PSD

Sabino também venceria no confronto direto com os concorrentes


A pesquisa também se preocupou em mostrar os cenários em dois momentos, caso o confronto seja direto com apenas um dos outros pré-candidatos.

Nesse caso no cenário contra Agnaldo, Sabino surge com 41,26% contra 26,38% de Agnaldo. Já nesse caso 17,18% anulariam o voto em votaria em branco e 15,18 não sabem em quem votar.

No confronto direto entre Sabino e Giliard, o pré-candidato de Alan venceria com 41,72% dos votos, contra 25,15% de Giliard. Dos entrevistados 17,64% não votariam em nenhum deles e 15,49% não souberam responder.

Poder de transferência de votos realça potencial político do prefeito Alan e reflexo da aprovação administrativa

Entre os pontos evidenciados pela pesquisa estão a força política e a liderança do prefeito Alan Silveira, através do poder de transferência de votos. Quando indagados se votariam em um candidato apresentado pelo atual gestor apodiense, 45,10% dos eleitores disseram que sim, e ainda 26,07 disseram talvez e apenas 28,83% disseram não.

Esse cenário é atribuído naturalmente a aprovação da gestão do prefeito Alan Silveira que completa sete anos sempre com o foco no espiral de crescimento de Apodi, cujo reflexo do desenvolvimento é reverberado nos índices satisfatórios de aprovação, sempre superior a 70% segundo diversas sondagens realizadas.

A importância desse trabalho repercute positivamente através de obras de infra-estrutura e das ações concatenadas nas diversas áreas da administração, inclusive no setor de saúde, onde o secretário Sabino Neto se destacou especialmente na árdua tarefa de conduzir a saúde municipal durante a pandemia do corona vírus.

Lançado há duas semanas, Sabino também se configura em possível condutor da continuidade do trabalho de Alan, realçando que a população tem aprovada a gestão do MDB e quer o prosseguimento.

Sabino é inserido no grupo político hoje liderado pelo prefeito Alan Silveira, desde o ano 2000, quando a mãe do prefeito, Gorete Pinto se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal. Ele é secretario de Saúde desde o princípio da administração.

Publicidade