Connect with us

POLÍTICA

Gileno não descarta ser candidato a prefeito de Martins e diz que o momento é de ouvir o povo

Publicado

em

Foto: Reprodução

Por Gilberto de Sousa

“No momento estou só ouvindo”. A declaração do empresário Gileno Oliveira ao portal Gazeta do Oeste, quando indagado sobre a cogitação do seu nome para uma eventual candidatura a prefeito de Martins, contrasta com informações que circulam no meio situacioista de que ele teria descartado totalmente a possibilidade de ser candidato para apoiar a atual prefeita Maria José Gurgel, Mazé.

Na verdade, Gileno confirma que está como desde o início quando seu nome passou a ser lembrado: ouvindo o povo e, naturalmente, fazendo consultas. Ele não descartou, ainda, a hipótese, principalmente diante do crescimento do estímulo de amigos e da população que o vêem como uma opção competitiva caso decida pela candidatura com base na oposição.
Na semana passada, a vereadora Helena de Clemente, com aval do presidente do Republicanos. Martins Júnior e do líder da sigla em Martins, Francisco das Chagas, Chicão, deixou a sigla à disposição, caso ele resolva ir ao embate.

Um jingle(música) de incentivo também gira em automóveis e bares na cidade, enquanto o movimento ganha corpo na oposição, ouriçando setores da situação, que não esconde a pressa em estancar uma possível tendência eleitoral antes mesmo de a candidatura ser viabilizada.

Base da oposição
Por outro lado, levando em conta que as últimas eleições em Martins têm sido bastante acirradas, com pouca diferença de votos para os vitoriosos a oposição entende, pelo que tem repassado ao portal Gazeta do Oeste, que apesar da força política da prefeita Mazé, o fantasma do desgaste administrativo ronda seu espaço político, produzindo rejeição considerável que poderá fazer diferença numa corrida sucessória, principalmente numa campanha radicalizada.

Dr. Ivonésio está atuando nos bastidorese fazendo articulações

Diante disso, outros nomes seguem sendo ventilados dentro desse contexto, como os ex-candidatos em eleições passadas, Dr. Netinho e Chicão, além do médico Ivonésio, que tem atuado bastante nos bastidores políticos.

João Crisóstomo emerge na base de oposição dentro das opções lembradas

Por sua vez ,quem estaria observando ao longe a movimentação político em Martins é o empresário João Crisóstomo. Apesar de seguir com seus negócios bem sucedidos em Natal e região metropolitana da capital, ele nunca se desligou das suas raízes no município serrano e da presença ativa em todas as campanhas políticas.

Crisóstomo chegou a ser candidato a vice-prefeito na chapa de Haroldo Teixeira em 2012, quando a oposição perdeu por apenas 133 votos. Naquela ocasião, a oposição teria o compromisso de apoiá-lo nas eleições municipais seguintes, o que não aconteceu. Ele foi atraído para a situação e apoiou Olga Fernandes, que venceu Dr. Netinho por pouco mais de 200 votos.

Na última campanha seguiu com Mazé, sendo uma espécie de fiel da balança com clara manutenção de um potencial decisório.

Enquanto assiste ao desenrolar dos fatos em Martins, João Crisóstomo tem assegurado a amigos que deverá novamente participar firmemente das eleições na sua cidade, sem declinar que frente seguir. Mesmo assim, tem feito questão de dizer que não mantém vínculo público e avalia o cenário com muita lucidez, intensificando contatos.

No instante em que os fatos políticos fervem nos bastidores de Martins, João Crisóstomo se articula quanto à questão partidária. Ele já esteve reunido em algumas ocasiões com o vice-governador Walter Alves, que tenta levá-lo a ingressar no MDB no sentido de fortalecer o partido na região serrana.

Outras siglas também têm acenado para João Crisóstomo, frente a perspectiva de um projeto político sólido em Martins.

Publicidade