Connect with us

SOLIDARIEDADE

Secretaria de Assistência Social abre inscrições para o projeto “Famílias Acolhedoras”

Publicado

em

Fotos: Lucas Bulcão

A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), abriu inscrições de seleção nesta segunda-feira (15) para formação de cadastro para o Serviço de Acolhimento na modalidade “Família Acolhedora”. O edital foi divulgado no Diário Oficial de Mossoró (DOM).

O procedimento de seleção tem como objeto selecionar famílias residentes no Município de Mossoró que tenham interesse em participar do serviço “Família Acolhedora”, modalidade de acolhimento provisório destinado a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em razão das famílias de origem ou responsáveis encontrarem-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

“Além dos acolhimentos institucionais que já existem no município, este serviço abre a modalidade de acolhimento em famílias que queiram receber crianças ou adolescentes que tenham sido afastadas de suas famílias de origem diante de alguma violação de direitos. O objetivo é que esta família seja cuidadora de modo que a criança ou o adolescente retorne ao lar em segurança”, enfatizou a psicóloga da Semasc, Lígia Sousa.

O serviço organiza e acompanha o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias acolhedoras, previamente selecionadas e preparadas pela equipe da Assistência Social. O período em que a criança ou adolescente permanecerá, será o mínimo necessário para o seu retorno em segurança à família de origem ou o encaminhamento à família substituta, com base no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

“O acolhimento em família acolhedora pode durar até 18 meses, mediante decisão judicial, dispondo de um salário mínimo mensal como bolsa auxílio. Este acolhimento tem começo, meio e fim, mas a referência de afeto, segurança e garantia de direitos dura para sempre! Se sentir que a sua família pode fazer a diferença na vida de alguém, leia as regras do edital, entre em contato conosco e participe”, acrescentou Lígia Sousa. O período de inscrição segue aberto até o próximo dia 3 de junho.(Com informações da Secretaria de Comunicação do Município, por Solange Santos).

Publicidade