Connect with us

CULTURA

Júlio Rosado lança novo livro de poesias que agrega mensagem de superação

Publicado

em

No próximo dia 27 de Maio, no auditório Padre Mota, da Universidade Católica do Rio Grande do Norte – UniCatólica, o escritor e poeta Júlio Rosado fará o lançamento de seu novo livro intitulado ‘Alternâncias’. O evento faz parte das atividades do II Sarau Literário e é promovido pelo Núcleo de Artes, Cultura e Humanização – NACH. Anualmente é escolhido um tema alinhado ao Congresso Nacional de Ciência e Educação – CONCED, a ser apresentado para debate em um painel formado por professores de áreas ligadas às humanidades, com participação do corpo discente e convidados. Considerando a determinação do saudoso Papa Francisco que declarou 2025 como sendo o ano do ‘Jubileu da Esperança’ – um período de graça extraordinária com o objetivo de renovar a fé, promover o perdão e a reconciliação -, o II Sarau Literário abordará o tema ‘Esperança em Ser e para Ser’.

Junto à professora Monikelly Paiva coordenadora do NACH, Júlio Rosado fará a apresentação do conteúdo de seu livro que apresenta uma série de poesias que se apresentam como um passeio lúdico entre instantes de melancolia e euforia, de modo bastante visceral e com viés existencialista. Abordando, de forma poética, assuntos complexos como amor, dúvidas existenciais, abandono, solidão e preconceito, entre outros. ‘Alternâncias’ é uma obra que agrega sentimentos variados podendo, a principio causar estranhamento. Porém, traz uma mensagem de superação, de revolta, de inconformação e redenção.

Abrilhantando o momento, o lançamento de ‘Alternâncias’ contará com uma encenação cultural da atriz potiguarTonny Silva, que fará a apresentação do autor e a participação do Dr. Marcelo Almeida, escritor e poeta areia-branquense radicado em Brasília – DF, também participantes da Confraria Literária Café&poesia.

Júlio Rosado é o que se pode chamar de poeta tardio, visto que somente após sua aposentadoria é que se dispor a organizar os textos rabiscados ao longo de anos, os quais não recebiam a atenção devida. Um certo dia, mostrando seus rabiscos ao Padre Guimarães, da Casa da Santíssima Trindade, foi encorajado a frequentar os encontros mensais da Confraria Café&poesia. Nestes encontros, de imediato, recebeu estímulos dos demais para se encorajar a publicar seus textos. O escritor Raimundo Lopes, Rai, logo se prontificou a organizar e editar seu primeiro livro, ‘Epifanias’, publicado em 2024 e concorrendo ao prêmio Jabuti deste ano na categoria estreante.

Com a convivência e conhecimento de seus textos, Rai Lopes e Clauder Arcanjo, da Editora Sarau das Letras, também abriram o espaço Jornalista Martins de Vasconcelos, do Jornal De Fato, para, entre tantos autores de maior envergadura, Júlio também publicar crônicas.

Publicidade