Connect with us

EDUCAÇÃO

RN perde R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar

Avatar photo

Publicado

em

O Rio Grande do Norte deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026. O prejuízo ocorre por falhas no preenchimento do Censo Escolar e inconsistências no cadastro de estudantes da rede estadual, conforme levantamento da Tribuna do Norte.

Somente em 2025, o estado perdeu R$ 44,8 milhões por não incluir corretamente aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema Educacenso — base usada pelo governo federal para definir o valor dos repasses.

Os valores deixados de receber afetam programas importantes: Fundeb, merenda escolar, transporte estudantil e a complementação do VAAR. Só no VAAR, as perdas somam R$ 96 milhões nos três anos: R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o problema vem da falta de uma ferramenta eficaz para organizar e cruzar os dados, o que causou subcontagem de alunos e reduziu os repasses.

Para resolver, a SEEC/RN quer contratar a plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com o objetivo de corrigir os cadastros e melhorar o envio de informações ao Inep. O processo ainda está em análise administrativa. O Ministério da Educação não informou até agora se é possível recuperar os valores já perdidos.

Foto: Reprodução

Publicidade