POLÍTICA
Projeto que limita delação premiada pode determinar reviravolta no cenário político de Martins

Publicado
11 meses atrásem
Por
Gazeta do Oeste
A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica, nesta quarta-feira (12/6), a urgência do Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2016, que limita as utilidades das delações premiadas. A proposta é de autoria do ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), atual secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
A proposta altera a lei da delação premiada (Lei 12.850/13) para proibir que presos pudessem firmar acordos de colaboração com a Justiça. Além disso, estabelece a criminalização da divulgação dos depoimentos de delação premiada.
O projeto que caminha para ser aprovado poderá determinar uma reviravolta no cenário político sucessório na cidade serrana de Martins-RN, por dar condições de entrar na disputa todos os políticos que chegaram a se envolver em processos sem provas, cujo único fator de condenação tenha sido o objeto de delação premiada.

Na semana passada, o líder local do Republicanos Francisco das Chagas Martins assegurou que o partido terá candidatura própria em Martins, e chegou a afirmar que na sigla há um arsenal de quadros políticos importantes e com capacidade de competitividade.
Naquele momento ele se excluía de voltar a disputar a Prefeitura. No entanto, com os novos acontecimentos no âmbito nacional, nada está descartado.
Para Chicão, é importante que a oposição lance um candidato para fazer frente a prefeita Maria José Gurgel, num momento em que a administração acumula desgaste em face de ter esquecido os reais interesses do povo.
Segundo ele, as carências vão desde a falta de zelo na área de saúde, o desprezo com a educação, a falta de infraestrutura e até com as opções de lazer, numa cidade com grande vocação turística, fator que deveria ser gerador de emprego e de renda.
Proposta sobre a Lei de delações vai ser votado em plenário com tendência de aprovação
Com a aprovação da urgência, o texto poderá ser votado diretamente no plenário da Câmara, sem a necessidade de discussão nas comissões da Casa.
A proposta altera a lei da delação premiada (Lei 12.850/13) para proibir que presos pudessem firmar acordos de colaboração com a Justiça. Além disso, estabelece a criminalização da divulgação dos depoimentos de delação premiada.
“A alteração protege as regras processuais que tratam da prisão preventiva e evita que prisões processuais sejam decretadas sem fundamentação idônea e para atender objetos outros, alheios ao processo ou inquérito”, argumenta o ex-parlamentar petista na matéria.
O texto chegou a ser rejeitado na Comissão de Segurança Pública em 2016, mas foi ressuscitado pelo presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), na última semana. O caso volta a ser debatido enquanto delações premiadas colocam membros importantes da política brasileira no centro de investigações.
Como é o caso da delação premiada do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tenente-coronel do Exército Mauro Cid. O militar contou à Polícia Federal (PF) que o ex-presidente tem envolvimento no processo de falsificação de comprovantes de vacinação.
Outro caso emblemático recente no âmbito de delação premiada é do ex-policial militar do Rio de Janeiro Ronnie Lessa. Preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), relatou que o deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ) e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são os mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, em 2018.(Com informações do site Metropoles).

Você também irá gostar
-
Marcha a Brasília mobiliza prefeitos brasileiros para discussão de pautas importantes como dificuldades financeiras; 54% fecharam 2024 no vermelho
-
Pesquisa TCM/TSDois aponta que 73,2% da população de Apodi aprova os 100 primeiros dias da gestão Sabino Neto
-
Deputado João Maia participa da oficialização da maior estrutura partidária do país, a União Progressista
-
União Brasil e PP criam federação e formam a maior força política do país; no RN, aliança supera MDB em número de prefeitos
-
Prefeito Sabino Neto reúne lideranças políticas para alinhar ações e fortalecer base aliada
-
Entorno de Tarcísio aponta dezembro como “limite” para bênção de Bolsonaro

Projeto sobre extrato de aroeira credencia alunos da escola Abel Coelho em evento científico nos Estados Unidos

Júlio Rosado lança novo livro de poesias que agrega mensagem de superação

Marcha a Brasília mobiliza prefeitos brasileiros para discussão de pautas importantes como dificuldades financeiras; 54% fecharam 2024 no vermelho

Apodi dá importante passo rumo à sustentabilidade com fechamento do lixão

APER debate impactos do fluxo reverso de energia em audiência pública na Câmara dos Deputados

Coopedu valoriza seus cooperados com novo benefício e distribuição de sobras

Pesquisa Sensatus/Gazeta do Oeste confirma: Sabino amplia diferença em Apodi

Delação bomba do ex-secretário de tributação pode derrubar prefeita de Tibau

8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e 13º Fórum de Turismo do RN acontecem neste mês de julho na capital potiguar

Pesquisa Sensatus/Gazeta do Oeste confirma: Sabino vencerá eleições em Apodi

Sabino abre mais de 13 pontos e lidera com folga em Apodi

Pré-candidato recém-lançado pelo prefeito Alan em Apodi já lidera pesquisa

Marcos Aurélio elogia gestão do prefeito Salomão, mas alerta que é preciso fazer política

Projeto de ginástica artística realizado em Mossoró retomou as atividades

Homem é morto por estrangulamento no bairro barrocas

Suspeito de furtar objetos e alimentos de creche é preso em flagrante

Técnico Nilson Corrêa analisa passagem pelo Potiguar
