Connect with us

CIDADES

Oposição aponta “corrupção escancarada” em Martins, com licitação de quase um milhão para iluminação natalina

Publicado

em

Por Gilberto de Sousa

O processo licitatório 000114/23 de escolha de empresa especializada para futura e eventual fornecimento de material para iluminação natalina a fim de atender as necessidades das secretarias municipais em Martins, vem sendo questionado por setores oposicionistas.

O valor de R$ 986.928,00 chamou a atenção e passa a ser investigado. O líder local do Republicanos, Francisco das Chagas Martins, “Chicão” afirmou que o processo revela a suspeita de corrupção escancarada na administração da prefeita Maria José Gurgel(União Brasil).

Ele informou, ainda, que tem se reunido com vereadores da oposição, maioria na Câmara Municipal, e reunindo farta documentação para levar ao Ministério Público, buscando investigação.

Para ele, o valor é muito alto e totalmente fora da realidade do município serrano, além de incompatível com a necessidade do serviço contratado.

Exclusão do Mapa do Turismo Nacional revela o retrato do descaso em Martins

O questionamento da oposição sobre suspeito de corrupção no processo licitatório milionário para iluminação natalina, emerge no momento em que o Ministério do Turismo Nacional excluiu Martins do Mapa do Turismo, mantendo outros municípios da região serrana dada as belezas naturais e o trato na preservação dos equipamentos turísticos.

Esse assunto veio à tona através de publicação no site martinsempauta.com deste domingo 14 de abril.

A publicação ressalta que no cenário atual de municípios turísticos do Brasil, a cidade serrana de Martins se destaca não por sua inclusão, mas por sua exclusão do Mapa do Turismo Nacional 2024 elaborado pelo Ministério do Turismo. “Essa situação revela não apenas a negligência por parte da gestão atual, mas também uma lacuna preocupante que coloca em cheque a identidade turística de Martins”, enfatiza.

Destaca, ainda, que Martins, conhecida por sua beleza natural e potencial turístico, depende do turismo como principal atividade econômica. O desenvolvimento sustentável da cidade e a geração de empregos estão diretamente ligados à indústria do turismo, realçando que a exclusão de Martins do Mapa do Turismo Nacional é mais do que uma questão de status; é um reflexo do descaso e da falta de comprometimento da gestão atual com o potencial turístico da cidade.

O site afirma também que é fundamental que medidas sejam tomadas para reverter essa situação, garantindo que Martins seja reconhecida e valorizada como um destino turístico de destaque. “A mobilização da sociedade civil e o engajamento de entidades locais são essências para pressionar a prefeitura a agir em prol do desenvolvimento e da promoção turística de Martins”, convoca.

Em tempo: Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define por meio de um recorte regional a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no campo de ação do desenvolvimento de políticas públicas, ou seja, a cidade fica impedida de receber recursos do Ministério do Turismo.
O Portal Gazeta do Oeste abre espaço para a prefeita Maria Jose Gurgel se pronunciar sobre as informações caso deseje se pronunciar e antecipar contestações.

Publicidade